Maquiagem sem glúten – Quais eu uso?

Depois que descobri minha doença celíaca tive que mudar muita coisa na vida, inclusive a maquiagem. Quem é celíaco não pode usar nada com glúten ou traços de glúten na composição, o que é bem complicado, visto que as empresas de cosméticos não são obrigadas a testar em laboratório como acontece na indústria alimentícia, então o jeito é enviar milhares de emails para os SACs de cada uma perguntando. Arrisco apenas as pouquíssima marcas que me dão certeza de segurança.

Com este post pretendo não apenas sanar a curiosidade de alguns leitores, mas também auxiliar os celíacos na eterna jornada de busca por coisas sem glúten e realmente seguras para a nossa saúde. Todas as maquiagens deste post foram testadas por mim ao longo dos últimos anos, então posso garantir que realmente são seguras para celíacos, pois sou extremamente sensível e não tive problema algum usando elas.

Ingredientes sem glúten na maquiagem?

A maneira que os celíacos brasileiros são orientados é extremamente errada! Sempre vejo circulando pelas redes sociais uma tabelinha com os ingredientes que contém glúten nos cosméticos, mas se basear nela é arriscar sua saúde, já que muitas fábricas utilizam o mesmo maquinário ou produzem em mesmo ambiente do que os outros produtos com glúten e isso não aparece no rótulo. Sem contar que a maioria não verifica a matéria-prima que chega na fábrica deles, então por mais que o ambiente não possua glúten, os ingredientes já estão contaminados desde o local de origem. Entendem como é perigoso? Então o certo é entrar em contato direto com o SAC de cada marca e confirmar toda vez que for repor o produto por um de novo lote, pois as coisas podem mudar de tempos em tempos.

99% das marcas de cosméticos não são aptas para celíacos

Eu fiz uma extensa pesquisa, entrei em contato com os SACs de TODAS as marcas de maquiagens que vocês podem imaginar. Eu abria os grandes sites de maquiagem (internacionais e nacionais) e buscava por todas as marcas que eles vendiam, selecionava uma por uma e conversava diretamente com elas. Muitas são fabricadas por uma mesma empresa, pois pertencem à grandes redes, então facilitou na hora de descartá-las. Já antecipo para vocês que 99% das marcas de cosméticos não são aptas para celíacos e sinto desanimá-los, mas as que sobraram são caras e/ou importadas. Não me importo de investir no meu conforto, saúde e segurança, então ou eu não uso nada ou eu uso o melhor que encontrar. Não adianta nada cuidarmos apenas da nossa alimentação e nos intoxicarmos com glúten de outras fontes. Mais adiante farei um post com TODAS as marcas de maquiagem com e sem glúten para vocês, por enquanto vou colocar aqui apenas as que EU uso.

 

SHISEIDO

Na minha opinião, a Shiseido é a marca de maquiagem (dentre as comuns) que é a mais segura para celíacos. Mandei email para o SAC e eles me garantiram que as linhas de cosméticos para a pele e maquiagem não possuem glúten na composição (apenas as de cabelo, mas são fabricadas em ambientes diferentes). Analisando fóruns internacionais, vi também que é a mais indicada por médicos que tratam celíacos e que é a marca mais tolerada pelos consumidores com DC, então resolvi arriscar. Me surpreendi positivamente, não apenas por não ter efeito colateral nenhum, mas também pela qualidade absurda dos produtos.

BASE SYNCHRO SKIN

Escolhi a Base Synchro Skin e de longe é a minha favorita da vida! Com ela eu não preciso nem usar pó compacto, pois sozinha já tem uma textura e acabamento perfeitos. Ela é líquida e de cobertura média, geralmente uso 1 ou 2 camadas e nem preciso de corretivo para as minhas olheiras (que são bem escuras e grandes), aplico com os dedos mesmo. O bom é que ela fica matte e ilumina exatamente onde precisa no rosto, como mágica mesmo (mas é apenas altíssima tecnologia japonesa), fora que a pele fica tipo um veludo de tão macia. Ainda é de longa duração, passo de manhã para tirar fotos e tiro de noite, geralmente está intacta e nunca preciso de retoques ao longo do dia. O único defeito dela é o preço alto, mas pelo menos ela dura bastante tempo (até 2 anos depois de aberta, segundo embalagem) e com poucas gotinhas dá para cobrir o rosto inteiro – a minha está praticamente inteira, e olha que eu uso bastante para fotos.

Se você não é celíaco, vale o investimento também! É muito melhor do que qualquer outra base que já testei na vida.

 

CORRETIVO PERFECTING STICK CONCEALER

O corretivo em bastão é muito bom também. Às vezes preciso sair correndo e não tenho tempo para fazer uma make completa, quero apenas disfarçar as olheiras ou o vermelhinho na base do nariz, então passo apenas ele e fica ótimo. Também dá para usar junto com a base, mas não acho tão necessário –  talvez fosse bom se eu tivesse uma cor mais clara e outra escura para fazer um contorno opcional vez ou outra. Por ser cremoso, acumula um pouco nas linhas (muito pouco), mas é o melhor corretivo que testei na vida. A textura dele também é aveludada, ficando bem natural na pele. Gosto de espalhar com os dedos mesmo.

 

PERFECT MASCARA DEFINING VOLUME – MÁSCARA PARA CÍLIOS

O lado positivo da minha doença celíaca foi descobrir as melhores maquiagens, mesmo com tantas restrições. Sério, esta máscara de cílios é perfeita! Escolhi a mais básica da linha da Shiseido, mas ela faz tudo o que eu preciso e ainda pode ser construída em camadas conforme a necessidade. Tem a consistência perfeita para dar volume e alongar sem empelotar. Não borra e nunca preciso reaplicar, porém sai fácil com água morna e sabonete neutro quando chego em casa (nada de dormir com olho de panda!). O preço é alto, mas não me importo de pagar por algo que tenha qualidade e segurança, principalmente quando o assunto é máscara de cílios – pois é uma economia de tempo ter uma que funciona, não exige curvex ou cílios postiços e nem precisa ficar passando milhões de camadas para ver algum resultado.

 

FACE COLOR ENHANCING TRIO – BLUSH, ILUMINADOR E BRONZER

Esse eu comprei pela necessidade mesmo, pois não sou a pessoa mais aficionada por blush e etc, gosto do meu rosto mais clean. Como já vem o trio de blush, bronzer e iluminador, não precisei ficar comprando tudo separado e tenho o básico para quando preciso de algo mais elaborado. Fora que economiza espaço na necessaire, pois vem até com espelho e pincel (ótimo e macio) junto. O produto é ótimo e atende perfeitamente suas funcionalidades, porém, investi alto pela segurança de não ter glúten mesmo, pois acho que blush/bronzer de qualquer marca funciona da mesma forma (desculpa maquiadoras que devem estar se contorcendo ao ler essa afirmação, mas como leiga não vejo diferença mesmo).

 

KYLIE COSMETICS

Tá aí uma marca que eu nunca imaginei que pudesse ser segura para celíacos e, ironicamente, foi a que mais me transmitiu segurança para arriscar um batom (o produto mais perigoso para quem não pode ingerir glúten). Sou fã das Kardashians e sempre quis experimentar os lip kits da Kylie Cosmetics, então imagina a minha felicidade ao descobrir que podia depois de ler/ouvir vários nãos de outras empresas de cosméticos de luxo! O bom é que agora eles estão ampliando a produção com corretivos, blush e etc, mas ainda não tive oportunidade de testar as outras novidades.

LIP KIT – BATOM

Os lip kits da Kylie Cosmetics são tão perfeitos que eu não precisei mais nem fazer aplicação de ácido hialurônico para aumentar meus lábios, pois com eles a gente consegue ampliar um pouco o volume contornando a boca sem parecer a Velha Surda da Praça é Nossa! haha Lembrando que eles não fazem milagre, né… mas ajudam bastante quando preciso (fotos, geralmente) e possuem uma qualidade incrível! Já testei algumas outras cores, mas as minhas favoritas são a Merry (que foi de uma coleção especial de Natal), Mary Jo, Koko K, Dolce K e a Maliboo.

 

THE BRONZE PALETTE – KYSHADOW – SOMBRA

Outra coisa que eu tinha muita preocupação em usar eram as sombras, pois pozinhos são mais fáceis de serem ingeridos acidentalmente e se espalharem pelo rosto/cabelo e etc, causando contaminação de glúten, então me assegurei bem conversando com o SAC para ter certeza de que estava tudo ok com as Kyshadows. Fico feliz de dizer que é um investimento excelente, pois a qualidade é absurda de boa. A The Bronze Palette tem as 9 cores bem básicas e dá para brincar bastante construindo os mais diversos estilos de makesdo básico ao super glam cheio de brilho e até um olho bem dark. São bem pigmentadas e com pouco já se faz muito, a minha paleta está praticamente intacta, mesmo eu usando bastante.

P.S.: A Kylie Cosmetics agora fabrica produtos de outros segmentos cosméticos, como tratamentos e cuidados para pele e cabelos. Então antes de adquirir algum produto, mesmo os que mencionei aqui, converse sempre com o SAC, pois pode ser que a segurança da linha de produção tenha sido afetada.

 

PINCÉIS DE MAQUIAGEM AOA STUDIO – SHOP MISS A

Um bom investimento para quem precisa trocar os pinceis antigos por novos são os pinceis baratinhos e de qualidade da AOA Studio, vendidos na Shop Miss A. Cada um custa apenas 1 dólar e o conjunto com 10 custa 10 dólares – no kit ainda vem um estojo para guardá-los.  Mesmo com o dólar alto, o custo benefício é excelente, pois são bem semelhantes aos da Sigma. Já falei sobre a loja Miss A por aqui e recomendo de olhos fechados. As encomendas vêm dos EUA e demoram cerca de 1 mês para chegar.

Não adianta lavar pincel que já foi usado em maquiagem com glúten,
o certo é comprar tudo novo!

IMPORTANTE

Acho indispensável ressaltar que se você é celíaco tem que cuidar muito com a maquiagem que usa, pois a contaminação por glúten não é brincadeira e nem frescura. Também gostaria de lembrar que não adianta comprar maquiagem falsificada, como vejo algumas pessoas fazendo e recomendando por aí, pois não há segurança alguma em todos os sentidos, especialmente em relação ao glúten. Eu acho meio óbvio isso, mas sei que algumas pessoas são inocentes. Compre apenas produtos das lojas oficiais, pois é a única maneira de garantir segurança! É melhor não usar nada do que usar algo prejudicial.

Lojas oficiais que vendem Shiseido: shiseido.com.br/onde-comprar
Loja oficial que vende Kylie Cosmetics: kyliecosmetics.com

 

Lembrando que se você for viajar ou conhece alguém que viajará para fora do Brasil, tudo fica muito mais barato! Então programe-se direitinho.

Há algumas outras marcas internacionais que são feitas exclusivamente para celíacos e vendidas como maquiagem gluten free, mas como fiquei com medo de testar a qualidade delas e fiquei em dúvida se funcionam ou não, decidi optar pelas marcas aqui citadas no post.


gluten-free-doença-celíaca
Maio é o mês de Conscientização da Doença Celíaca, por isso farei uma série de posts sobre o assunto, com bastante dicas para os celíacos e muitas informações para aqueles que nunca ouviram falar dessa doença, facilitando o nosso convívio. Para acompanhar todas as publicações referentes a esse assunto, clique aqui.

Siga o meu Instagram para mais dicas e vídeos: @santinisylvia

Tendência

Mais Populares

Renaissance, Beyoncé e a cultura Ballroom

A conexão entre Beyoncé, a Renascença e a cultura ballroom mescla elementos históricos, música, moda e arte através de uma narrativa rica e multifacetada.

Meu look: Carnaval – Baile da Vogue – Alien Superstar – Beyoncé

Meu look de Carnaval é inspirado na Beyoncé e todo feito por mim. 🤍 Elaborado para o Baile da Vogue. Contei como fiz o top cromado (diy) e a inspiração na Renaissance Tour para me tornar uma Alien Superstar.

A maquiagem da Lana Del Rey na festa da Gucci

Lana Del Rey usou essa maquiagem para a festa pós-Oscar da Gucci. Clássica e atemporal, uma beleza que atravessa décadas.

O pós-punk gótico da Versace

Siouxsie Sioux foi a grande inspiração para o desfile de outono/inverno 2024 da Versace.

Descubra mais sobre got sin?

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading