Os 10 melhores filmes do Jack Nicholson

jack nicholson - ator favorito - 10 melhores filmes cinema - blog got sin

Eu já havia prometido fazer listas dos meus ídolos do cinema, comecei falando sobre o meu diretor favorito, Alfred Hitchcock, e agora trouxe um dos meus atores favoritos: Jack Nicholson. Após os boatos da semana passada alegarem que ele estaria sofrendo de Alzheimer em um estágio avançado, o que é obviamente fake (), resolvi aproveitar o hype e publicar essa lista que estava aqui nos rascunhos do blog há um tempo.

Quem assistiu os filmes do Jack Nicholson com certeza reconhece o quão excelente ator ele é. Mesmo eu acreditando que seus personagens não mudam muito de características – sempre serenos e excêntricos ou loucos excêntricos – ele teve muita sorte de pegar apenas papeis memoráveis no mundo do cinema e trabalhar com os melhores diretores do ramo. Ele é único e insubstituível, seu rosto expressivo com certeza é uma ótima ferramenta para encarnar perfeitamente a personalidade forte de seus personagens. Não é a toa que ele coleciona Oscars, Globos de Ouro, BAFTAS e muitos outros prêmios. Por essa razão, listo aqui os 10 melhores filmes da carreira dele, baseados no meu gosto pessoal.

.

O ILUMINADO – 1980 – trailer

Apenas o MELHOR filme de terror de todos os tempos. A história do livro do Stephen King é super assustadora, a direção do Stanley Kubrick ♥ é simplesmente sensacional, mas esse filme não seria o mesmo sem a atuação fenomenal do Jack Nicholson. Duvido que exista algum ator capaz de encarnar tão bem a loucura do personagem Jack Torrance quanto ele. Merecia um Oscar. Heeere’s Johnny!

.

CHINATOWN – 1974 – trailer

Um filme no estilo suspense noir (meu estilo preferido), dirigido por Roman Polanski, cheio de conspirações e mistérios. Jack agora encarna o detetive particular J.J. Gites na cidade de Los Angeles em 1937. Ao receber a visita de uma femme fatale pedindo sua ajuda para investigar o marido, ele vai descobrir que a história é muito mais complexa do que qualquer um poderia esperar. O bom é que vamos nos surpreendendo junto com o personagem no decorrer da trama e percebemos como a sociedade é suja e corrupta.

.

UM ESTRANHO NO NINHO – 1975 – trailer

Amo filmes com personagens oprimidos que lutam até o fim contra as regras da sociedade. Dessa vez Jack interpreta o “sociopata” Randle McMurphy que foi enviado para um manicômio por não querer trabalhar na prisão. Chegando lá, ele já começa a mandar no pedaço, fazer todos os loucos começarem a se rebelar e se indagarem “realmente somos loucos?”, “realmente deveríamos estar presos aqui?”, “quem realmente é o sociopata?”. Esse filme rende boas análises e é difícil resumir suas mensagens em tão poucas palavras.

.

BATMAN – 1989 – trailer

O melhor Coringa que já existiu! Falo isso com muito respeito ao Cesar Romero, pois sou mega fã da antiga série. Aproveito para dizer também que, dos filmes, a versão do Tim Burton para o Batman é disparadamente a minha favorita. Mais um personagem louco e excêntrico perfeitamente interpretado pelo homenageado do dia.

.

TERAPIA DE CHOQUE – 2003 – trailer

Gosto de ator que consegue transitar entre filmes lindíssimos de drama e comédia pastelão. Talvez pelo humor sarcástico do Jack ser tão natural, ele consiga se encaixar muito bem nesses papeis cômicos, principalmente interpretando o Dr. Buddy nesse filme.  É impossível assistir e não morrer de raiva dele!

.

DUELO DE GIGANTES – 1976 – trailer

O título já diz tudo, dois dos melhores atores de todos os tempos atuando juntos nesse filme de velho oeste. Um ladrão de cavalos (Nicholson) contra um pistoleiro de aluguel (Marlon Brando) – que parece o Ratcliffe #referências – contratado pelo poderoso fazendeiro local para dar um fim ao fora-da-lei que coloca em perigo sua propriedade. O único ponto negativo é que muitos animais foram “torturados” durante a produção. :(

.

A CHAVE DO ENIGMA – 1990 – trailer

É a continuação do filme Chinatown. Novamente o detetive J.J. Gittes é contratado para investigar um caso de adultério que vai levar para uma história bem mais complicada do que parece. Como ele diz: “9 entre 10 casos em que seguir o dinheiro, descobre-se a verdade”. O diretor dessa vez foi o próprio Nicholson. É claro que as imagens não são tão perfeitas quanto as criadas por Polanski, mas o contexto ficou muito bom e consegue passar um clima de suspense noir clássico de uma maneira modernizada.

.

AS BRUXAS DE EASTWICK – 1987 – trailer

Três mulheres entediadas (Cher, Michelle Pfiffer e Susan Sarandon) se reúnem para uma noite de drinks e acabam desejando e atraindo um “homem ideal”, o qual coincidentemente será o milionário  Daryl Van Horne – a.k.a. o “diabo”, perfeitamente descrito nessa cena – que vira o boy toy delas. Elas começam a ser criticadas pelas conterrâneas puritanas da pequena cidade em que vivem, até perceberem o quão repulsivo, machista e nojento ele é. O sonho acaba virando pesadelo e o filme vira uma verdadeira guerra dos sexos. Comédia perfeita, sarcástica e ferina baseada no livro homônimo do John Updike.

.

WOLF – 1994 – trailer

É claro que não poderia faltar um bom filme de terror trash na minha lista. Jack Nicholson vivendo todos os “dramas” de um lobisomem apaixonado pelo seu trabalho e pela Michelle Pfeiffer. É aquele tipo de história clássica de lobisomem, com lua cheia, sensos humanos apurados e tudo. Quando eu era menor adorava esse filme, então vale pela nostalgia.

.

THE CRY BABY KILLER – 1958 – trailer

O primeiro filme do Jack Nicholson. Com apenas 21 anos e praticamente quase nada de experiência ele já dava show ao interpretar um personagem que beirava a loucura ao entrar em pânico e não saber se tinha ou não matado outros dois jovens. Com medo da polícia, ele corre e se tranca nos fundos de uma loja fazendo inclusive um bebê de refém.

.

Concorda com a lista? Acrescentaria mais algum filme?
Me conta nos comentários! :)

6 comentários sobre “Os 10 melhores filmes do Jack Nicholson

    • sininhu disse:

      Oii Gil!
      Obrigada! Espero que assista algum da lista e goste. Sou suspeita para falar, pois sou super fã desse ator, mas todos esses filmes são ótimos. ^^ hehe
      Visitei o teu blog, adorei o layout! Lindo demais!
      Beijão e sucesso pra ti

      Curtir

  1. Anne disse:

    Minha mãe era super fã dele, eu não conheço muitos trabalhos dele. Mas eu amo quando vejo listas assim, dá uma direcionada de por onde começar!

    Curtir

    • sininhu disse:

      Alguns filmes dessa lista são bem fáceis de encontrar. Por exemplo, Batman e Um Estranho no Ninho tem no Netflix. Já alguns outros acho que até no Youtube têm completos. :)
      Gosto muito do Jack N. pq ele já fez filmes de comédia até terror, então com certeza fica fácil encontrar algum do teu gosto.

      Curtir

O que achou do post? Comenta aí:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s