Coleção polêmica da Rihanna para a River Island

Eu não deixaria de dar minha opinião sobre o assunto que está causando polêmica pela mídia internacional: o desfile da coleção da Rihanna para a marca inglesa River Island (by the way, amo essa marca!). Fui inspirada pelo tweet do @AlanCorrea do Bagarai.com.br.

.

Rihanna-RiverIsland-desfile-colecao-moda-londres-got-sin

.

A Rihanna apresentou a sua coleção baseada no seu estilo pessoal, que é bem 90’s com pitadas de grunge e muita roupa sexy. Porém, esse desfile causou tanta crítica negativa – no meu ver – apenas por 4 motivos:

1º Qualidade do material: Talvez tenham usado muita “viscolycra” numa coleção cheia de holofotes (no sentido figurado) da imprensa. Ainda mais quando se tem uma celebridade tão importante ao nível da Rihanna. Olha que eu gosto desse tecido pq além de deixar o corpo lindo, é confortável e gostoso no toque da pele (alguns né… tem uns bem fubangos por aí que não valem 1 real). Mas é claro… é um tecido barato e por ser uma loja de roupas bem comercial, eles não iam disponibilizar seda pura na coleção pq aí o preço teria que subir muito, as vendas cairiam e perderiam clientes. (tipo como acontece com as coleções especiais das fast fashions) Quem contrata a Rihanna quer vender bastante. Então eu acho injusto criticar uma coleção comercial inteira com esse argumento – só se eles estivessem vendendo isso por um preço muito alto, aí eu concordaria que é ridículo mesmo, mas não é o caso. O tecido também leva ao segundo problema.

Rihanna-RiverIsland-desfile-colecao-moda-londres-got-sin-vestido-transparente-01

.

2º – Roupa sexy não é para qualquer uma: No caso, com esse design coladinho e material (vamos combinar, esse tecido marca até os poros). Acredito que a Rihanna tenha criado as peças pensando no que ela gostaria de usar, no que ficaria bem nela. Super normal pensar assim no começo da carreira na área da moda. Tem alguns estilistas que dificilmente largam de mão essa mania de se colocar nas próprias coleções (Donatella Versace, oi!), inclusive alguns jornalistas de moda que só gostam de uma coleção se eles puderem usar também… então quem dirá uma cantora que deu seu primeiro passo nesse mundo. Normal. O problema é que nem todo mundo tem o quadril lindo da Rihanna – vejam só como algumas roupas ficaram feias em algumas modelos e depois a própria cantora chega com um vestido igual da sua coleção e arrasa.

Rihanna-RiverIsland-desfile-colecao-moda-londres-got-sin-vestido-transparente-02

.

3º Críticos da mimimídia velhos e cansados: Ai gente, sinceramente… ano 2013 e ainda tem meia dúzia de gato pingado (old school, digamos assim) querendo dizer o que é legal ou não para jovens meninas de 20 e poucos anos. Podem ter trabalhado a vida inteira com isso, entender o que é elegância e blá, blá, blá… mas ainda não conseguem entender o que uma menina real quer. Nem todo mundo quer ser elegante aos 20 anos… a maioria quer apenas se divertir, estar confortável, arrasar na balada, se sentir sexy (principalmente as fãs da Rihanna)… menos pudor, por favor! Falaram que a coleção está pornográfica – RISOS. Queria muito ver a cena de uma mulher se achando sexy com tailleur Chanel, por exemplo. Ou melhor, a cara do namorado/marido delas pensando “wtf! grandma?“. Há diversos estilos no mundo, chamaram a Rihanna (famosa pelas polêmicas e sex appeal exagerados) e esperavam algo diferente? (Como bem disse o The New York Times) Flores, babados e romance? Pfff… alow aposentadoria, tem gente caducando aqui!

.

4º Achar que coleção comercial é coleção conceitual: Não tem nem como comparar a coleção da Rihanna para a River Island (loja pop) com desfiles de grandes estilistas. A Rihanna não está se lançando como estilista com uma marca que leva o seu nome, apenas o emprestou para essa coleção. Não sei pq os famosos profissionais tão estudados que esfregam diploma de moda na cara dos outros não conseguem perceber a diferença disso tudo. É a mesma coisa eu rir do mau gosto da Fergie ao lançar aquela coleção da C&A em 2009, ou então da Britney Spears para a Candie’s em 2008. Eu acho que a Rihanna trabalhou com as ferramentas que tinha disponível, e se ela realmente quisesse lançar a sua marca, teria investido em tecidos mais nobres e etc.

.

Resumindo: Não é tudo 100% lindo, mas tem muita coisa para usar ali que eu adorei e também outras para inspirar. Barriga de fora, 90ish, minimalismo, sapatos PERFEITOS, saias com fenda fatale, grunge, camisa/casaco amarrados na cintura e etc.

Eu avaliaria assim a coleção:

certo-errado-rihanna-spring-showlooks-river-island-got-sin-01certo-errado-rihanna-spring-showlooks-river-island-got-sin-02

.

O que acharam da coleção da Rihanna?

.

Anúncios

8 comentários sobre “Coleção polêmica da Rihanna para a River Island

  1. Nicole disse:

    Oii Sininhu.. Sou eu de novoo!
    Olha acho que a moda na vida real é muito relativa pois se trata de gostos, e todo mundo sabe que isso não se discute.. mas o que se vê nas passarelas é algo totalmente diferente.. E como você falou, também conta muito que a Rihanna é nova nesse meio, o que justifica um pouco as críticas. E, na boa, nem tudo o que as marcas famosas lançam da pra se usar ou pelo menos achar bonito, conta mais o nome né! Então nem adianta ligar muito pro que esses velhos recalcados pensam e falam. Afinal, o que inspira as novas coleções é modernidade! E também, como tu falou, a Rihanna se guiou pelos próprios gostos, e o que foi apresentado não pôde ser tão valorizado pelo fato das modelos não terem o corpão que ela tem.. Aí tudo muda né?!
    Beijos querida! ;)

    Curtir

  2. Anne disse:

    Adorei o post, gosto demais de ler as suas opiniões. Eu fiquei sabendo desse lançamento, mas desconhecia essa chuva de críticas. Só sei que acho legal a coleção ter a cara da pessoa, não ser somente o nome numa etiqueta ou a imagem nas fotos publicitárias. E essa daí é simplesmente a Rihanna! Consigo enxergar ela em praticamente todas as roupas.

    Curtir

  3. gabr1ela disse:

    Como designer eu não vou falar que não gostei porque estaria infringindo códigos, mas eu confesso que poucas coisas me agradaram. Concordo plenamente que esta coleção não está no padrão das grandes grifes (não está mesmo) e que ela foi criada para uma loja mais popular, mas o que foi proposto não me atraiu e a criatividade deixou a desejar, apostava em algum diferencial justamente por levar o nome da Rihanna, até uso peças de roupas muito similares as do desfile, talvez por isso tenha ficado um pouco decepcionada ao ver que nada saiu do comum, apesar de não ser uma coleção conceitual. Eu creio que poderiam ter feito mais do que fizeram. Sim, a coleção é a cara da Rihanna, só acho que poderiam ter tido um carinho maior no acabamento.
    Agora, de certo que essas modelos não ajudaram. O caimento das roupas na maioria das modelos foi de dar dó, pecaram no casting.
    Eu usaria algumas peças sem pensar duas vezes, mas é aquilo, a expectativa atrapalha muito tb ;)
    Os sapatos são tesudos, sem mais haha.
    Bjs gatan.

    Curtir

  4. Mandy disse:

    Não conheço muito a Rihanna, achei muitas roupas horríveis, nem penso assim por serem curtas/justas, as roupas daquela loja que você costuma usar bastante são muito mais bonitas.

    Curtir

  5. Ana Paula disse:

    Nossa quando eu passei os olhos por cima de um post assim COLEÇÃO DE RIHANNA É CONSIDERADA CIRCO DOS HORRORES POR CRÍTICOS….pensei que fossem roupas estilo show da Lady Gaga,mas achei as roupas bem “normais” tudo bem que os modelitos preto floral alguns me lembraram pijama…mas na sua maioria são roupas parecidas com algumas que ela usou!!Ou seja não achei nada bizarro!
    Divina a sandália dela…

    Curtir

    • sininhu disse:

      hauhaha É, as roupas são bonitinhas até… acho que o ruim ali foi a escolha das modelos.

      A sandália dela é perfeita mesmo! ^^ E todos os outros sapatos tb! hehe
      Beijos

      Curtir

  6. ...Carla disse:

    O casting foi pessimo! modelos sem graça e que deixaram algumas roupas bacanas bem feias…Culpo a escolha das modelos em primeiro lugar disparado…

    Curtir

    • sininhu disse:

      Concordo contigo Carla! Ainda elas estão todas com carinha de “chupou limão”, né? rs
      Acho que mandaram elas ficarem sérias, mas todas ficaram com uma cara horrível. Devem ser modelos iniciantes e sem muita experiência. (Pra ver como a escolha de modelos para um desfile é super importante!)

      Beijos

      Curtir

O que achou do post? Comenta aí:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s